domingo, 29 de julho de 2012

Educativos para a corrida.


A Importância dos exercícios Educativos para a corrida.

Os exercícios educativos são imprescindíveis para quem deseja melhorar sua performance na corrida. Eles foram desenvolvidos para atuar em cada fase da passada, otimizando a coordenação, equilíbrio e a postura durante a corrida, proporcionando uma melhor eficiência mecânica evitando assim uma fadiga precoce e diminuindo a incidência de lesões.
Os exercícios educativos são à base do treino de qualquer corredor e devem ser incluídos como forma de aquecimento. Durante o aquecimento com os exercícios educativos, comece com os de menor impacto (Dribling e o Anfersen). A intensidade do exercício deve ir aumentando gradativamente, a distancia pode variar de 30 a 50 metros e o tempo de aquecimento deve ser entre 10 e 20 minutos.

- melhora da percepção da mecânica da corrida
- melhora da consciência corporal
- maior eficiência mecânica durante a corrida
- fortalecimento muscular

Para que possamos aperfeiçoar a ação dos exercícios educativos, é recomendado filmar a sua corrida, pois só falar o que está errado é muito difícil de ser assimilado pelo corredor. Correr na esteira de frente para um espelho também pode ser uma solução para este problema.

Abaixo os exercícios educativos e seus respectivos objetivos:

Anfersen (elevação do calcanhar): Elevação do calcanhar em direção aos glúteos, no momento em que o calcanhar tocar o glúteo o joelho deve estar apontado para o solo.
Fortalece os músculos posteriores da coxa, alonga o quadríceps e também melhora a coordenação.

Dribling (elevação curta do joelho): É uma corrida rápida com uma amplitude da passada diminuída. Uma perna semiflexionada, com joelho formando um ângulo de 35 graus e a ponta do pé apontado para o solo, a outra perna estendida com o calcanhar apoiado no solo. Melhora a coordenação do complexo pé-tornozelo e também melhora a consciência corporal.

Skipping (elevação dos joelho): Eleve os joelhos alternadamente em velocidade, até formar um ângulo de 90 graus com o tronco. O pé deve subir na linha da perna com a ponta pé apontado para o solo.
Fortalece os músculos da coxa, trabalha a impulsão das pernas, melhora a coordenação e aumenta a frequência da passada.

Hopserlauf (passada com salto): Como se fosse uma caminhada num ritmo um pouco mais rápido, a perna estendida dá impulso à frente dando a impressão de um salto, enquanto que a outra perna é elevada, semiflexionada a um ângulo de 90 graus, com a ponta do pé em direção ao solo.
Melhora a coordenação motora e a amplitude da passada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário